quarta-feira, 19 de junho de 2013

O que as parceiras dizem .. | Saúde por Joana Lima

O que as parceiras dizem …

Olá leitoras do Avon & Companhia, daqui fala-vos a Joana do blog “Um Pedaço de Céu” para mais um post da rúbrica “O que as parceiras dizem…”. Hoje o tema é saúde e admito que não sabia o que abordar quando me saísse este tema. Depois de pedir uma opinião à minha irmã, ela sugeriu falar de nutrição e eu aceitei a sugestão dela. Mas como os alunos estão quase todos em época de exames e cheios de trabalhos para entregar (os universitários) decidi dirigir este post para eles. Então vou falar de alguns alimentos que ajudam a manter a concentração para estudarem e também vou dar algumas dicas alimentares que podem ajudar.


Atenção que eu não sou especialista na área, por isso vou-me basear em alguns artigos que li (em baixo deixo os links de todos).

Na altura de exames ficamos muito stressados e a maioria das vezes não fazemos uma alimentação correta o que faz com que o nosso organismo não funcione como precisamos. Há alimentos que nos podem ajudar a concentrar e a melhorar a nossa memória, tais como a maçã, o arroz, os cereais e o pão, porque são ricos em glicose (aumenta o fluxo do sangue no cérebro) e têm vitaminas B6 e tiamina.
Podes também comer ovos porque eles são ricos em vitamina B12 (que são fonte de colina que ajuda na reparação das células cerebrais), mas não te esqueças de comer brócolos (têm vitaminas A e C, tal como cálcio e potássio), porque eles ajudam a manter a concentração. Alimentos com oméga3 também são bons para ti e podes encontra-los no atum, salmão e sardinha (aproveita os santos populares para comeres muita sardinha assada!).
De certeza que já ouviste dizer que os frutos vermelhos são ótimos para combater o envelhecimento (devido aos antioxidantes), mas eles também ajudam a melhorar as capacidades motoras e de aprendizagem. Eles são ricos em fisetina (também a podes encontrar nos espinafres, uvas e pêssegos) o que faz com que as memórias sejam armazenadas mais facilmente e com que o cérebro estabeleça ligações mais fortes entre os neurónios.

Agora ficam aqui algumas dicas:
1.       Faz pelo menos cinco refeições por dia (comer de 3 em 3 horas intercalando as refeições principais com frutas ou lanches leves)
2.       Bebe bastante líquido. No mínimo 1,5 litro ou 8 copos de água, para manter o organismo hidratado
3.       Evita o consumo excessivo de café
4.       Cuidado para não te viciares em produtos estimulantes e energéticos (muitos bebem para passar a noite a estudar), porque eles prejudicam o organismo e pioram o quadro de ansiedade
5.       Evita longos períodos de jejum
6.       A melhor fonte de energia é o hidrato de carbono, que está presente em grande quantidade nas massas e pães, ele é o principal combustível para o cérebro, mantendo a força física e mental do organismo
7.       Complexo B presente nos produtos integrais e cereais também é um ótimo estimulante para o cérebro (barrinhas de cereais e granola)


É aconselhável levares algum alimento ou bebida contigo no dia do exame. Mas não é qualquer alimento. Vê o que é mais indicado:

Leva contigo:

- Frutas, barras de cereais, água;
- Chocolate em pequena quantidade (diminui a ansiedade, fornece uma sensação de tranquilidade, energia e disposição).

Evita levar contigo:
 
- Rebuçados, batatas-fritas e refrigerantes, pois aumentam o apetite e provocam perda de concentração.



Espero que estas dicas te ajudem a estudar para os exames! Se tiveres uma alimentação saudável os exames ainda vão correr melhor. Boa Sorte!

Links para os artigos:


Para as meninas que não dispensam a maquilhagem na época de exames, podes comprar os teus produtos na Avon & Companhia Store e aproveitar o meu cupão de desconto! Usa o cupão UPDC35OFERTA e em compras superiores a 35€, o produto de menor valor é-te oferecido J APROVEITA !


Sem comentários:

Enviar um comentário

Está à vontade para dizeres o que pensas, aceito elogios e criticas construtivas. Estou aqui também por ti por isso agradeço todo o teu feedback :)

As respostas aos comentários serão feitas neste post por isso está atenta :)
Beijinhos*