quarta-feira, 3 de abril de 2013

O que as parceiras dizem .. | Saúde por Isaa Almeida


Olá meninas e meninos, hoje é a minha vez de fazer o post da rubrica " O que as parceiras dizem...". Para quem não me conhece, sou a Isaa, autora do Blog "Era uma vez", o blog fala sobre tudo um pouco mas é mais virado para a maquilhagem e para as unhas, visitem e podem fazer like na página do facebook, estão sempre a decorrer passatempos :)


Hoje venho falar sobre saúde e sobre como é importante fazermos o auto-exame da mama. Falo por experiência própria que foi graças a eu fazer o auto exame que percebi que alguma coisa não estava bem e foi-me diagnosticado um Fibroadenoma, um tumor benigno.



O objectivo deste auto-exame é que as mulheres conheçam o próprio peito para facilitar quando temos a sensação de qualquer alteração, tais como pequenos nódulos, saída de secreções dos mamilos, mudança da cor de pele, etc.


O auto exame deve ser feito mensalmente, sete dias depois do inicio da menstruação, mas podem fazer quando quiserem, desde que façam mensalmente.
E perguntam "Porquê?" 
Porque se fizerem todos os meses é muito mais fácil identificar quando alguma coisa não está bem de um mês para o outro.


Como fazer o auto-exame ?

Vou deixar aqui umas imagens que explicam melhor. Aconselho a fazerem o auto exame com creme porque facilita imenso ou então a fazer no duche, é também aconselhável que se faça em pé e deitadas.


E algumas de vocês não sabem a que "alertas visuais" têm de estar atentas, por isso deixo aqui em baixo uma imagem que dá para perceber muito bem.

Espero que tenham gostado deste post e que façam o exame, é super importante e foi graças a isso que eu vi que tinha algo e fui a tempo de ir à médica e fazer os exames todos certinhos :)
Isaa

1 comentário:

  1. Eu tento fazer mas faz-me um pouco de impressão. Mas acho que é importante estarmos preparadas e realizar este auto-exame com a maior frequência possível. Bom tema! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Está à vontade para dizeres o que pensas, aceito elogios e criticas construtivas. Estou aqui também por ti por isso agradeço todo o teu feedback :)

As respostas aos comentários serão feitas neste post por isso está atenta :)
Beijinhos*